NOTÍCIAS
Gustavo Lima termina Campeonato Nacional de Dragão em 3º lugar! 08.10.2012

Gustavo Lima fazendo equipa com José Matoso, Presidente do Clube Naval de Cascais e Stefan H. terminaram o Campeonato Nacional de Dragões 2012 num honroso 3º lugar da classificação geral.

.."Fomos para o último dia de prova a liderar mas sabíamos que quando houvesse um descarte seria muito dificil ganhar o campeonato. Com apenas 4 Regatas a nossa regularidade não foi suficiente. 2 / 3 / 3 / 5! O vento esteve muito fraco o que condicionou o número de Regatas bem como a performance das equipas. Queríamos muito a vitória mas com as condições que estiveram as coisas tornaram-se bastante complicadas. O Francisco de Lacerda foi o vencedor com o Pedro Mendes Leal em 2º Lugar empatados com a nossa tripulação"..

O próximo desafio do Velejadar de Cascais é a 1ª Winter Series em Cascais

 
Gustavo Lima foi de Pai de um menino que se chama Lourenço! 01.10.2012

o Velejador Olímpico, Gustavo Lima, foi, dia 1 de Outubro, Pai de um menino. Chama-se Lourenço e nasceu com 3.330Kg.

O Pai está radiante com este acontecimento:

.."Foi o momento mais importante e feliz da minha vida. Quero agradecer à Mãe do meu filho, Lu Pacheco, por ter partilhado este momento íncrivel comigo. Esta é a minha "Medalha" que não ganhei em Londres nos Jogos Olímpicos"...

 
Gustavo Lima esteve presente no evento de lançamento da máquina NESPRESSO U! 24.10.2012

O velejador Olímpico de Cascais, esteve presente no evento acompanhado da sua noiva Lu Pacheco e aproveitou para dar algumas entrevistas. O atleta mencionou o facto de estar a menos de 1 semana de ser Pai e dos resultados internacionais que alcançou na Classe Dragão.

 
Gustavo Lima termina Gold Cup de Dragão em 4º Lugar! 14-10-2012

O Velejador Gustavo Lima, em representação de Portugal e do Clube Naval de Cascais, patrocinado pela NESPRESSO e apoiado pela CÂMARA MUNICIPAL DE CASCAIS, fazendo equipa com o Presidente do Clube Naval de Cascais, José Sotto Mayor Matoso, e Stefan H. terminaram dia 14 de Setembro a GOLD CUP DE DRAGÔES num espectacular 4º Lugar final.

Os velejadores lusos, foram para a última Regata em 5º lugar e ainda subiram mais uma posição na classificação geral alcançado um 8º lugar na última Regata do Campeonato.

É mais um grande momento para a Vela portuguesa e para o Clube Naval de Cascais, que vê assim os seus nomes inscritos nos melhores resultados de sempre na Classe Dragão.

Para Gustavo Lima esta estreia na GOLD CUP não podia ter sido melhor:

.."Foi uma grande estreia, nesta classe tão especial que são os Dragões, superámos claramente as expectativas. Tínhamos como objectivo principal terminar nos 20 primeiros da classificação geral, mas fomos melhorando todos os dias e superámos bem a pressão dos resultados. Para mim é mais uma grande classificação na minha carreira de velejador. Fico contente de ter contribuido como táctico para que o José Matoso tenha conseguido este grande resultado"..

.."Terminámos a apenas dois pontos do podium e estamos orgulhosos do nosso desempenho. Representámos Portugal e o Clube Naval de Cascais com dignidade e profissionalismo. Funcionámos sempre como uma equipa e já temos objectivos traçados. No dia 5,6 e 7 de Outubro vamos participar no Campeonato Nacional de Drações em Cascais"..

 
Equipa Oímpica do Clube Naval de Cascais homenageada! 27-08-2012

O Velejador Gustavo Lima esteve presente no Palco das Festas do Mar onde foi, juntamente com outros atletas Olímpicos, homenageado pela Câmara Municipal de Cascais.

.."É uma honra ser homenageado pela CMC que nos deu todo o apoio financeiro nesta última campanha olímpica. É também um sinal de reconhecimento do nosso trabalho e fico feliz por esta homenagem. Espero ter contribuido mais uma vez para que a Vela, a NESPRESSO, o Clube Naval de Cascais, a Câmara Municipal de Cascais e os Cascalenses se sintam orgulhos do meu esforço.

 
Gustavo Lima termina em 9º lugar no Campeonato Francês da Classe Dragão! 25-08-2012

O Velejador, Gustavo Lima, na equipa de José Matoso, Presidente do Clube Naval de Cascais e com Stefan H., terminou o Campeonato Francês no primeiro objectivo que eram os 10 primeiros da classificação geral. (9º lugar)

Gustavo Lima afirmou que, .."Foi bom ter voltado a fazer Regatas de Dragão, depois de alguns meses de ausência, devido à preparação intensa no Laser para os Jogos Olímpicos. Ainda assim, vencemos uma Regata e terminámos outra em 2º lugar, mostrando mais uma vez que com algum ritmo podemos ambicionar aos lugares de topo Mundial"..

O atleta de Cascais disse ainda que, .."Esta Classe é muito especial, com pessoas muito interessantes do ponto de vista humano. Tenho conhecido gente de sucesso de todo o mundo que partilham de uma grande paixão: A Vela na Classe Dragão! Fico feliz de fazer parte deste mundo. Foi através do Presidente do Clube Naval de Cascais, José Matoso, que me iniciei nesta Classe e temos programado para 2013 um calendário muito preenchido"...

 
O Velejador Gustavo Lima terminou a sua 4ª participação Olímpica em 22º Lugar 07-08-2012

O Velejador de Cascais terminou as duas últimas Regatas dos jogos Olímpicos em 34º e 13º Lugar. Foi mais um dia de vento mais forte, e o atleta sentiu as naturais dificuldades de ventos com mais de 13 nós! Ainda assim na segunda prova do dia Gustavo Lima recuperou de 40º na 1ª boia para 13º lugar final despedido-se assim das Olímpiadas.

.."Estou orgulhoso do que fiz nestes Jogos Olímpicos, Em apenas 5 meses, "forçado" a começar do zero na Classe Laser, qualificar o País, ganhar as selecções e terminar em 22º Lugar no Mundial e nos Jogos Olímpicos é para mim mais uma grande vitória"..

.."Claro que eu ambicionava mais nos resultados mas percebi que com ventos a soprar acima de 13 nós de intensidade, o ritmo de Regata é muito alto para quem treinou apenas 5 meses. Ainda assim fiz tudo por tudo para dar o salto para os 15 primeiros e sempre que o vento baixou dos 13 nós estive por várias vezes no Top 10, inclusive na Regata que terminei em 3º lugar que me deu um prazer especial no campo de Regatas junto a terra. Demonstrei a minha capacidade de sofrimento mais uma vez"..

Gustavo Lima, está para já exausto e destaca as quase 20 mil Calorias despendidas em 5 dias de competição. Todos sabem que quando digo que quero ganhar, tudo faço para conquistar a vitória, só que desta vez, tendo em conta os curtos 5 meses de trabalho o vento teria que estar de feição e soprar mais fraco o que não foi o caso.

.."Fiz tudo para dignificar e honrar Portugal e os meus Patrocinadores. Resta-me agradecer ao meu treinador Luis Rocha por me ter ajudado a superar os limites físicos e psicológicos, à NESPRESSO por ter acreditado no meu sonho, fundamental para a minha motivação, à Câmara Municipal de Cascais pelo apoio incondicional e financeiro à equipa olímpica de vela, ao Clube Naval de Cascais pela colaboração e sintonia em todos os momentos desta campanha. Agradecer também os apoios institucionais, imprescindiveis para nos mantermos no topo competitivo, FPV, COP, IDP, SE, à minha família, aos meus amigos, a todas as pessoas de Cascais que foram incansáveis no apoio durante a minha participação olímpica, a todos os que me apoiaram nesta corajosa missão de 5 meses e finalmente a todos Portugueses dentro e fora do País"..

.."Não sei qual será o meu futuro, visto que estou fora do Projecto Olímpico e para já não irei receber bolsa mensal. Neste momento quero descansar, regressar a casa e estar com a minha família"..

O Velejador Olímpico regressa hoje Portugal (7 de Agosto).

Gustavo Lima irá aguardar com expectativa a decisão do Comitê Olímpico sobre a continuidade dos atletas no Projecto Rio 2016. O Atleta de Cascais vai também aguardar qual será o objectivo da Federação Portuguesa de Vela para a próxima campanha olímpica visto que a equipa de vela presente em Londres já teve pelo menos três "baixas", Gustavo Lima, Afonso Domingos e Frederico Melo que saíram automaticamente do Projecto Olímpico.

.."Já tive uma conversa com o Presidente da Federação Portuguesa de Vela, José Leandro que me garantiu que tudo fará, para que quem saiu do Projecto Olímpico não fique prejudicado e transmitiu-me ainda também que quer angariar apoios extra para nos prepararmos para o Rio 2016. Fico a aguardar nos próximos meses noticias sobre esta e outras matérias"..

 
Gustavo Lima, encontra-se em 24º no final do terceiro dia de regatas dos J.O. em Londres. 02-08-2012

Com ventos a rondar os 12/14 nós, abaixo da previsão, Gustavo Lima terminou a primeira regata do dia em 13º lugar. após ter rondado em 3º a segunda bóia.

"...Senti-me melhor mas cometi alguns erros táticos, o discernimento não era o ideal devido ao cansaço extremo acumulado nos dois primeiros dias..."

Na segunda regata do dia, o Velejador Português foi 18º, numa regata que chegou a andar em 10º.

.."Foi um dia mais positivo, tenho sofrido muito fisicamente para velejar na linha da frente. Hoje o vento esteve mais fraco e melhorei alguns pormenores"..

Gustavo Lima quer continuar a subir na classificação geral.

Hoje foi dia de descanso, o atleta aproveitou para fazer recuperação fisica com massagem e bicicleta.

A classificação geral é liderada pelo Cipriota Pavlos Contides, seguido do Australiano Tom Slingsby, em terceiro o Croata Tonci Stipanovic.

Link para a página da classificação geral:

http://www.london2012.com/sailing/event/laser-men/phase=sam004906/doc=summary.html

 
Gustavo Lima já está no local onde se irão realizar os Jogos Olímpicos de Londres! 20-07-2012

Gustavo Lima, já treinou nos local onde se irão realizar as competições da Vela. O velejador já treinou com o barco novo, que vai usar na prova.

As referências são muito posivitas, o barco é consistente e pela primeira vez desde o regresso ao Laser que Gustavo Lima venceu regatas de treino. O português sente-se cada vez mais forte, e ainda tem margem para evoluir um pouco mais.

.."O barco novo deu-me óptimas referências, senti-me rápido entre os adversários, como, o Espanhol, Noruegues, Coreano, Americano, entre outros. Claro que neste momento tenho mais ritmo, ando sempre nos limites físicos, mas o barco vai rápido. Pela primeira vez, hoje (19 de Julho) e ontem, ganhei Regatas de Treino, um bom sinal a 11 dias das Olimpíadas. O vento continua a soprar médio/ forte, entre os 12 e os 20 nós"..

O Velejador Português continua a somar confiança quando falta muito pouco para o inicio dos Jogos Olímpicos de Londres!!

 
Cavaco Silva recebeu os atletas olímpicos no Palácio de Belém 13-07-2012

O Presidente da República classificou os atletas portugueses como um exemplo de luta para vencer as dificuldades pois são dotados de coragem, muito trabalho e espírito de sacrifício. A confiança do Presidente nas missões lusas não podia ser maior: .."Sei que será uma tarefa muito difícil, mas também sei que estão à altura. Vão honrar o nome de Portugal! Não tenho a mínima dúvida disso.

Gustavo Lima foi um dos velejadores presentes na cerimónia e além de estar honrado com este momento, agradeceu as palavras do Presidente da República.

 
Federação Portuguesa de Vela apresenta Equipa Olímpica de Vela que vai a Londres 12-07-2012

Foi apresentada a Equipa Olímpica de Vela à comunicação social. Gustavo Lima foi um dos vários velejadores Portugueses e prestou algumas declarações sobre a sua quarta participação olímpica.

 
Câmara Municipal de Cascais homenageia Atletas Olímpicos 11-07-2012

A Câmara Municipal de Cascais fez questão de se despedir dos altetas do Concelho que irão participar nos Jogos Olímpicos de Londres. Entre os 9 velejadores do Clube Naval de Cascais,  estavam também presentes dois atletas, um do Hipismo e outro do salto em comprimento.

Gustavo Lima nomeado porta-voz da equipa masculina,  referiu que a Câmara Municipal de Cascais e o Clube Naval de Cascais fizeram um esforço enorme para que não faltasse nenhum apoio financeiro para o Projecto Cascais Londres 2012. 

O velejador de Cascais agradeceu publicamente ao Dr. Carlos Carreiras, Presidente da Câmara Municipal de Cascais, bem como ao Presidente do Clube naval de Cascais, Engº José Matoso. Foi uma campanha com apoios financeiros extra que ajudaram muito na motivação da Equipa Olímpica de Vela.

 
Gustavo Lima termina em 6º lugar, a um mês dos Jogos Olímpicos de Londres! 29-06-2012

O velejador Português terminou em 6º lugar, o Campeonato realizado no local dos Jogos Olímpicos em Portland,

o atleta de Cascais, ficou surpreendido com a sua prestação, principalmente pela regularidade demonstrada, onde terminou todas as Regatas dentro dos 11 primeiros classificados.

No último dia e após terminar a única regata do dia na 4ª posição, esta disputada com vento fraco a rondar os 4 nós, o atleta português garantiu o Top 6 da classificação geral. Resultado que supera as expectativas traçadas inicialmente.

.."apesar de não estarem todos os atletas que irão disputar os J.O., é um resultado muito positivo. Sinto-me cada vez mais adaptado ao barco e já com nível para andar na frente. Estou bastante satisfeito com a prestação depois de 3 anos e meio sem competir no Laser "..
Gustavo Lima irá descansar dois dias de treino de mar, apenas realizará trabalho de recuperação na bicicleta e no ginásio.

 
Gustavo Lima foi aprender a jogar Golf, no Torneio "NESPRESSO TROPHY" 22-06-2012

O velejador português aproveitou o seu dia de descanso para aprender a jogar Golf, nos Oitavos, na Quinta da Marinha em Cascais.

Num evento promovido pela NESPRESSO, Gustavo Lima aprendeu, divertiu-se e aproveitou para experimentar outro desporto, o Golf.

 
Gustavo Lima apurou-se pela 4ª vez consecutiva para os Jogos Olímpicos! 08-06-2012

Gustavo Lima, Patrocinado pela NESPRESSO e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, apurou-se pela quarta vez consecutiva para os Jogos Olímpicos de Londres.

.."Estou extremamente feliz, por ter cumprido o objectivo de me qualificar pela 4ª vez para os Jogos Olímpicos. Em primeiro lugar quero agradecer à minha famìlia e dedicar esta conquista ao meu filho que vai nascer em Outubro. Agradecer à NESPRESSO, à Câmara Municipal de Cascais, ao Clube Naval de Cascais, à Federação Portuguesa de Vela, ao Comitê Olímpico de Portugal, Instituto do Desporto e Secretaria de Estado do Desporto e da Juventude, ao Health and Racket Club da Quinta da Marinha, ao meu treinador Luis Rocha, a minha massagista, ao fisioterapeuta Paulo Felix, também á equipa técnica do CAR do Jamor e sem o meu adversário Rui Silveira os meus amigos e todos aqueles que me apoiam"..

.."Foi muito importante atingir mais um objectivo na minha carreira desportiva. Quando decidi optar pela Classe Laser, devido á lesão do meu ex-proa Rubrio Basilio, sabia que era uma missão quase impossível, mas acreditei sempre que com, dedicação, empenho, disciplina e entrega era possível encurtar a minha desvantagem de 3 anos e meio sem competir nesta classe"..

.."Sinto que estou a evoluir cada dia que passa e isso deixa-me motivado. Agora posso treinar tranquilo e começar já amanhã a preparar a minha 4ª participação Olímpica"..

 
Gustavo Lima prepararado para iniciar última prova de selecção olímpica! 04-06-2012
Vimos por este meio informar que o velejador, Gustavo Lima, Patrocinado pela NESPRESSO e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, inicia hoje a última prova de selecção olímpica em Inglaterra / Weymouth.

O Campeonato terá a duração de 6 dias, de 4 a 9 de Junho.

Gustavo Lima está motivado para cumprir o único objectivo a que se propôs: Vencer as selecções.

O adversário directo do velejador chama-se Rui Silveira.

Depois de ter apurado Portugal para os Jogos Olímpicos, o atleta português tem agora a possibilidade de qualificar-se pela quarta vez para as Olimpíadas.

.."Amanhã começa mais um grande momento da minha carreira desportiva, foi para isto que treinei forte, durante estes 4 meses. Tive que subir de forma rapidamente, visto não ter velejado neste barco durante 3 anos e meio. Sinto-me bastante bem, ainda assim, com algumas reservas físicas, mas quero ganhar as selecções olímpicas e dignificar os meus Patrocinadores, a minha familia e todos aqueles que me apoiam"..

Acompanhe os resultados em:

event.skandiasailforgoldregatta.co.uk

www.gustavolima.com.pt

www.fpvela.pt

www.cncascais.com
 
Gustavo Lima e atletas olímpicos homenageados no Rock in Rio 01-06-2012
Veja os videos:

www.videos.sapo.pt

www.youtube.com

Ladeado pela ex-atleta e medalhada olímpica Rosa Mota, Gustavo Lima ao som dos portugueses, Expensive Soul, subiram ao palco, para serem homenageados pelo público presente.

Estima-se que estavam presentes 70 mil pessoas, e o velejador português sentiu-se orgulhoso por poder participar mais uma vez nesta iniciativa organizada pelo Rock in Rio.
 
A Honda com os Sonhos Olímpicos – Gustavo Lima 31-05-2012

Gustavo Lima é o próximo atleta a associar-se ao projecto A Honda com os Sonhos Olímpicos.
No mês de Junho, Gustavo irá utilizar a Nova Accord Tourer, modelo que o auxiliará na sua preparação diária, em virtude das suas características de segurança e capacidade de bagagem.

 
Gustavo Lima vai participar na última prova de selecção para os Jogos Olímpicos de Londres (4 a 9 de Junho) 27-05-2012

 

 
Gustavo Lima, Patrocinado pela NESPRESSO e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, encontra-se neste momento a participar num estágio, em Inglaterra / Weymouth. 26-05-2012

O atleta português, está a preparar a última prova de selecção para os Jogos Olímpicos de Londres,
(4 a 9 de Junho), treinando com vários velejadores do Top 10 do Ranking Mundial.

.."Hoje foi o 3º dia de treino e estivémos 4h na água. O vento esteve moderado, 12 a 16 nós, o que proporcionou um treino muito intenso e fisicamente puxado. Nesta fase é importante treinar muitas horas no Laser. Todos os dias são para evoluir e subir de forma"..

.."Gostei muito da resposta física do meu corpo, além de ter sido o treino mais longo desde Fevereiro, as minhas pernas responderam bem e nunca me senti mais lento que os meus adversários estrangeiros, inclusive andei bastante perto do actual campeão Olímpico Paul Goodison"..

Os restantes dias têm sido ocupados com treinos no Ginásio, treinos no mar e bicicleta ao fim do dia para recuperar.

Gustavo Lima regressa a Portugal dia 28 de Maio, 2ª feira, para uma curta pausa nos treinos e vai aproveitar, a convite da organização para, visitar o Rock in Rio e assistir á chegada da Volvo Ocean Race.

 
Gustavo Lima treina-se em Cascais 17-05-2012

Gustavo Lima treina-se em Cascais, tanto no mar como no Health and Racket Club da Quinta da Marinha, o velejador Português, prepara-se afincadamente para subir ainda mais de forma. 

.."Esta semana está a ser duríssima, aproveito todos os dias para ultrapassar os limites físicos e no dia 22 de Maio estarei em Weymouth, sul de Inglaterra para um estágio de 6 dias"..

O treino do velejador, resume-se a: Velejar 2 a 3h, Ginásio 2h, e Bicicleta pela Zona de Cascais e Sintra.

 
Gustavo Lima termina Campeonato Mundial em 22º lugar e qualifica Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres 2012 14-05-2012

Depois de ter terminado a 4ª World Cup Series em França em 35º Lugar, Gustavo Lima, velejador olímpico do Clube Naval de Cascais, patrocinado pela NESPRESSO e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, terminou dia 10 de Maio, o Campeonato do Mundo da Classe Laser em 22º lugar da classificação geral.

Com este resultado, Gustavo Lima qualificou Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres na Classe Laser.

Com 169 participante de 60 Países, Portugal foi o 1 País qualificado entre as 12 vagas disponiveis para este campeonato.

.."Cumprimos os objectivos na íntegra, qualifiquei o País para Londres e tive um resultado acima do esperado (22º lugar). No último dia de Provas o vento esteve mais forte e tive que dar tudo o que tinha até à linha de chegada da última Regata"..

.."A 1ª Regata não saiu bem e foi o meu descarte, (44º). Na última Regata já com o cansaço presente nas pernas, terminei num honroso 14º lugar na Frota de Ouro"..

.."Posso afirmar que tenho evoluído todos os dias a minha condição física, mas sinto que ainda não estou em igualdade com os meus adversários directos, que estão muito fortes e bastante mais rápidos. Foram 3 anos e meio sem velejar neste barco e ainda se vai notando. Agora entramos na 2a fase deste contra-relógio e as próximas 3 semanas vão ser muito violentas ao nível da condição física. Terei que levar o corpo a níveis de esforço para patamares adormecidos. Ultrapassar a barreira do limite é preponderante nesta fase"..

.."Nos próximos dias, irei começar a preparar a última prova de selecção (2 a 9 de Junho) para os Jogos de Londres minuciosamente. Quero vencer as selecções e estar presente pela 4a vez consecutiva nos Jogos Olímpicos. Mas tenho tempo para pensar neste objectivo, para já o mais importante é treinar muito forte"..

.."Quero agradecer à NESPRESSO e à Câmara Municipal de Cascais, ao Clube Naval de Cascais e à Federação Portuguesa de Vela, que sem estes apoios os resultados não seriam possíveis. Ainda uma palavra para o Comitê Olímpico de Portugal que me apoiou nesta decisão de voltar à Classe Laser. Sem esquecer o IDP e SE. Uma palavra final de agradecimento ao meu actual treinador Luis Rocha, ao Health and Racket Club Quinta da Marinha, local onde treino a minha condição física, à minha família, aos meus amigos e aos meus apoiantes, estes últimos meses têm sido duríssimos e também é com a vossa ajuda que me sinto motivado"...

 
Gustavo Lima vai ser Pai de um menino 27-04-2012

O Velejador anunciou na sua página do Facebook a grande notícia. "É o momento mais importante da minha vida e está a ser vivido intensamente".

 
Gustavo Lima está em França a participar na 4a world cup series 25-04-2012

Neste momento o atleta olímpico do Clube Naval de Cascais patrocinado pela Nespresso e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, está na frota de ouro e muito próximo de cumprir o objectivo que é melhorar o resultado de Palma de Maiorca! (35o lugar). O velejador português está em França a preparar o Campeonato Mundial que começa dia 4 de Abril na Alemanha e tem como objectivo, qualificar o País para Londres 2012.

Site de evento: http://sof.ffvoile.net

 
Gustavo Lima termina campeonato em Palma de Maiorca e regressa a Portugal líder da qualificação olímpica na Classe Laser! 07-04-2012

O velejador Olímpico do Clube Naval de Cascais, patrocinado pela NEPSRESSO e apoiado pela Camara Municipal de Cascais, terminou hoje a sua participacao na 3ª World Cup Series em Palma de Maiorca.

Gustavo Lima, terminou em 12º lugar na ultima regata da frota de ouro, com ventos fortes, e deixou claro que esta cada vez mais próximo dos seus objectivos.

O velejador português regressa assim a Portugal a liderar as selecções olímpicas com uma vantagem significativa sobre o velejador Rui Silveira. 116 pontos contra 193 de Gustavo Lima.

.."Hoje foi um dia diferente, com o vento a soprar forte. A minha última Regata foi excelente, tive boas sensações físicas e senti que estou cada vez mais próximo do topo mundial. Quero melhorar ainda mais a minha condição física e alguns aspectos técnicos a bordo"..

.."Ser lider das selecções para os Jogos Olímpicos também me traz muita confiança, estive 3 anos e meio afastado da Classe Laser mas estou no bom caminho para a minha 4ª participação Olimpica"..

Gustavo Lima terminou o campeoonato em 35º lugar depois de ter começado em 69º lugar. Veio sempre a recuperar e a evoluir. Estão 150 velejadores presentes.
Amanhã regressa a Portugal e começa já a preparar a 4ª World Cup Series em Hyeres de 23 a 27 de Abril"..

Resultados e Site oficial:

http://www.trofeoprincesasofia.org

 
Gustavo Lima inicia hoje as selecções para os Jogos Olímpicos de Londres 03-04-2012

O velejador olímpico do Clube Naval de Cascais, patrocinado pela NESPRESSO e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, inicia hoje dia 2 de Abril as selecções para os Jogos Olímpicos de Londres.

Serão 5 dias de competição, onde estão 150 velejadores inscritos de 35 países e três portugueses (Gustavo Lima / Rui Silveira / Tiago Morais) a disputar a única vaga para as olímpiadas de Inglaterra a realizarem-se em Agosto deste ano.

Gustavo Lima está confiante num resultado positivo.

.."Ontem,(1 de Abril) foi um dia muito importante, já que estreei um barco novo, adquirido pela Federação Portuguesa de Vela. a minha velocidade aumentou bastante e fiquei ainda mais confiante para este grande momento na minha carreira"..

.."Estou feliz e determinado em dignificar a NESPRESSO, os meus apoiantes institucionais, a minha família e o meu País. Para isso vou dar o meu melhor, sabendo que os 3 anos e meio sem velejar nesta classe irão sentir-se cada vez menos"..

O grande objectivo do velejador português em Palma de Maiorca é terminar o campeonato como líder das selecções para Londres.

 
Gustavo Lima de regresso a Portugal e em Cascais para velejar nos RC44 27-03-2012

O velejador Olímpico do Clube Naval de Cascais, Gustavo Lima, patrocinado pela NEPSRESSO e apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, está de regresso a Portugal, para uma curta pausa competitiva a 6 dias do inicio das selecções olímpicas para os Jogos de Londres 2012.

o Atleta Português, chegou esta madrugada a Portugal depois de ter participado em mais um campeonato internacional de preparação para as selecções olímpicas.

O velejador está bastante satisfeito com o seu desempenho no Lago de Garda, chegando mesmo a terminar várias regatas no top 15,(5/10/15/15).

.."Tive bons momentos em Itália, numa das Regatas que terminei em 15º cheguei a estar em 6º, e noutra ocasião, foi-me anulada uma Regata onde me encontrava em 4º a 300 metros da chegada"..

.."Os objectivos estavam pré-definidos que eram, testar largadas com mais de 50 barcos e melhorar ainda mais a resistência física. Após 3 anos e meio sem velejar neste barco, terei que ter paciência para atingir a performance desejada"..

No entanto Gustavo Lima sente-se preparado para iniciar as selecções na Classe Laser para Londres, tendo em conta que o objectivo é ganhar aos adversários Portugueses.

À margem dos Jogos Olímpicos, o velejador nacional, aceitou mais um desafio, e a convite do Clube Naval de Cascais, vai estar presente amanhã na Baía de Cascais para assistir e velejar num dos barcos da frota dos RC44.

.."Será mais um grande momento na minha carreira desportiva, poder participar em mais uma prova da elite mundial de vela. Tenho a ambição de um dia liderar ou ser táctico de uma equipa internacional, tal como o faço nos Dragões, no "DRAGO", ou como já o fiz nos GP42, no Barco "MADRID". Neste momento estou focado a 100% no meu objectivo olímpico e tenho a certeza que os meus resultados continuarão a serem valorizados"..

5ª Feira dia 29 de Março o atleta de Cascais viaja para Palma de Maiorca, para participar nas provas de selecção para os Jogos Olímpicos de Londres, que têm inicio dia 2 de Abril.

 
Gustavo Lima decide voltar á Classe Laser, anuncia novo Patrocinador e a intenção de estar em Londres 2012 10-03-2012

Gustavo Lima de regresso á Classe Laser, assinou um novo contrato com a prestigiada marca NESPRESSO.

Campeão Mundial da classe Laser em 2003 e 4º classificado nos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, o velejador português Gustavo Lima anunciou hoje o novo patrocinador e muita vontade de vencer a selecções para os Jogos de Londres 2012

Significa que o atleta patrocinado pela Camara Municipal de Cascais e pela NESPRESSO irá fazer o apuramento olímpico na classe Laser para os Jogos de Londres 2012.

.."Depois de abdicar da classe Star, devido à lesão na coluna do ex-proa Rubrio Basílio, com quem registou o 10º lugar no Campeonato Europeu de Star o ano passado, Lima está de volta à classe Laser e pretende garantir uma vaga para o país no Campeonato do Mundo em Maio, na Alemanha, e garantir a vaga olímpica para si nos eventos de selecção em Abril, no Troféu Princesa Sofia, e em Junho, nas regatas em Inglaterra"..

.."Após muita ponderação e testes que incluíram treinos e competições nacionais, concluí, também em resultado da alegria sentida no contacto com o barco, que o regresso à Classe Laser seria a solução mais natural e aquela que se constitui como uma oportunidade para mais uma participação olímpica de elevada qualidade"..

.."Este desafio é de tal forma difícil que seria irresponsável dizer, nesta fase, o que poderei conseguir se vier a ser o representante de Portugal nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 na Classe Laser"..

O regresso à classe Laser na procura da participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 é um verdadeiro contra-relógio constituído por 4 etapas:

1. Regresso à Classe Laser e o apoio da Nespresso que se junta aos apoios institucionais a que muito tenho de agradecer:

a. A Federação Portuguesa de Vela
b. O Clube Naval de Cascais
c. A Câmara Municipal de Cascais
d. O Comité Olímpico de Portugal
e. O Instituto do Desporto de Portugal
f. A Secretaria de Estado do Desporto e Juventude

2. O apuramento de Portugal para Londres 2012 (Campeonato do Mundo de 4 a 10 de Maio)

3. O apuramento do representante de Portugal para os Jogos Olímpicos de Londres 2012:

a. Troféu Princesa Sofia (2 a 7 de Abril)
b. Skandia Sail for Gold (4 a 9 de Junho)

4. A eventual participação nos Jogos Olímpicos de Londres 2012 (30 de Julho a 6 de Agosto

.."Trata-se, efectivamente, de um contra-relógio. É procurar em 6 meses recuperar os 3 anos de avanço que têm os meus adversários. Com tão pouco tempo de preparação, embora não seja uma missão impossível, é uma missão quase impossível na qual poucos acreditam. Além da Nespresso e os meus apoiantes institucionais atrás referidos, a minha família tem sido o meu principal e incondicional apoiante.

.."Não sei o que acontecerá nos próximos meses, pois cada etapa será um importante momento de avaliação, mas uma coisa tenho a certeza, se vier a participar nos jogos olímpicos orgulharei a minha família, Portugal, os apoiantes institucionais e a Nespresso.

O plano de Gustavo Lima, atleta do Clube Naval de Cascais, com apoio da Câmara Municipal de Cascais, além da Federação Portuguesa de Vela, é o de treinar em Palma de Maiorca, entre os dias 9 e 15 de Março, e em Itália, de 20 a 26 de Março, para se preparar para a primeira prova de seleção para os Jogos Olímpicos, em Palma de Maiorca, nas regatas do Troféu Princesa Sofia, a partir de 1 de Abril.

Em Abril, os treinos continuarão em Cascais, com o apoio técnico do treinador Luis Rocha, visando a participação no Campeonato do Mundo na Alemanha, no qual será apurada a vaga para o país. De volta a Portugal, os treinos prosseguem até o evento na Inglaterra, em Junho, última prova de seleção do atleta a representar Portugal.

"Há mais dois atletas portugueses na corrida para o apuramento - o açoriano Rui Silveira, um grande adversário, e o nortenho Tiago Morais.", adiantou Gustavo Lima que conta com sua experiência e uma determinação ímpar para conquistar a vaga olímpica.

"Com o talento, a ambição e o espírito de conquista que caracterizam o velejador Gustavo Lima, acreditamos que a sua prestação será motivo de orgulho para a Nespresso e para todos os portuguese.", declarou Vincent Termote, director geral ibérico da Nespresso, uma marca que já está associada ao desporto à vela internacional, especialmente a Taça América, desde 2007.
"O apoio da Nespresso concretizou-se agora, depois de um primeiro contato em Agosto passado na ocasião dos Campeonatos do Mundo da Taça América, em Cascais, quando o director da marca convidou-me para estar a bordo do catamarã Emirates Team New Zealand, de Dean Barker, que tem o patrocínio da Nespresso.", lembrou Gustavo Lima dizendo que foi uma experiência memorável.

 
Gustavo Lima termina no Top 10 em Cadiz 01-03-2012

Terminou ontem dia 28 de Fevereiro a participação do Velejador Gustavo Lima, na Semana Olímpica de Cadiz!

De regresso ao local onde o atleta de Cascais foi Campeão Mundial em 2003, Gustavo Lima velejou pela primeira vez, após os Jogos de Pequim em 2008 numa prova internacional na Classe Laser.

Com 35 participantes, o atleta olímpico terminou num positivo 9º lugar.

Lima afirmou que, .."Foi um campeonato de vento fraco, o que dificultou a minha prestação. Tenho mantido o peso por saber que ainda posso regressar ao Star para as selecções olímpicas e com isso foi difícil fazer melhor! Estou satisfeito por ter ficado em nono lugar e tive bons apontamentos já que voltei a velejar com alguns do top 20 mundial e neste momento as diferenças são curtas"..

Falta um mês para as selecções e entrámos na fase decisiva.

Gustavo Lima estará em Cascais até ao dia 10 de Março

 
Gustavo Lima, venceu e convenceu no Torneio Internacional de Vilamoura 21-02-2012

O atleta de Cascais, venceu 5 das 7 sete Regatas disputadas com ventos fracos, o que vem demonstrar que o "Plano B" (fazer as qualificações olímpicas na Classe Laser) é viável mesmo estando sem velejar nesta classe desde os Jogos Olímpicos de Pequim em 2008.

Gustavo Lima afirmou que.."Com este resultado cumpri na íntegra o "Plano B" que era vencer o Ranking Nacional e neste momento posso optar por correr, ou, na Classe Laser, ou, na Classe Star nas selecções Olímpicas dia 1 de Abril em Palma de Maiorca. Velejei bem e sinto que estou mais forte como velejador. Tácticamente estive bem e cometi poucos erros"..

.."Sinto-me bem fisicamente e a subir de forma. Apesar de não ter tomado uma decisão definitiva estou a trabalhar nos dois sentidos para a decisão ser tomada dentro dos prazos previstos. (1a Semana de Março)."..

Gustavo Lima vai amanhã dia 22 de Fevereiro para Cádiz, terra onde foi campeão Mundial em 2003, participar numa prova de grau 2 na Classe Laser.

 
Gustavo Lima Arrasador na 1ª Prova de Apuramento Nacional em Cascais 23-01-2012

Foram 3 dias de competição, com 23 barcos inscritos. O campeonato teve nível internacional e foi disputado na Baía de Cascais.

A equipa composta por José Matoso, Gustavo Lima e Stefan H., representando o Clube Naval de Cascais conquistou mais um grande resultado terminando o campeonato em 2º lugar.

Gustavo Lima afirmou que, .."Tínhamos como objectivo principal terminar nos cinco primeiros lugares, mas superámos as expectativas e fomos ao podium em 2º. Cumprimos os objectivos na ìntegra e estamos muito felizes pelo feito"..

Esta semana irei preparar a minha participação na 2ª Prova de Apuramento Nacional na Classe Laser que se vai realizar em Vilamoura de 18 a 20 de Fevereiro.

.."Neste momento sou líder do Ranking Nacional e quero fazer mais um grande campeonato em Vilamoura, é um campo de Regatas que conheço bem e desejo terminar o Ranking em 1º para poder participar no Mundial da Classe Laser em Maio

 
Gustavo Lima Arrasador na 1ª Prova de Apuramento Nacional em Cascais 23-01-2012

Se havia dúvidas sobre a prestação do velejar Olímpico de Cascais na 1ª Prova de Apuramento Nacional na Classe Laser, Gustavo Lima fez questão de as tirar, depois de 5 dias de treino entrou no campeonato muito concentrado, determinado, caracteristicas que lhe são conhecidas e fez questão de "colocar" a frota em "sentido".

Venceu todas as Regatas programadas (6) e deixou bem claro que se decidir regressar para a Classe Laser está muito próximo do melhor nível mundial, mesmo estando parado há 3 anos e meio.

.."Foi um fim de semana íncrivel, não estava a espera desta superioridade, mas velejei muito bem, no sábado com vento fraco, e ainda melhor no domingo com ventos médios a fortes. As pernas reagiram bem ontem (22 de Janeiro) e na última Regata, que por sinal foi quando fisicamente me senti melhor, cheguei com 1 minuto de vantagem sobre o 2º classificado"..

.."Conheço bem este barco e foi onde conquistei quase todos os meus grandes resultados. A frota em Portugal está bastante competitiva, mas de facto tive um fim de semana perfeito o que me deixa mais convicto de que, se me preparar bem durante 2 meses ganharei as selecções e irei rumar com destino aos meus 4ºs Jogos Olímpicos.

.."Quero agradecer a todos o apoio que me têm dado, à minha família, á minha namorada, aos meus amigos, ao meu Clube (Clube Naval de Cascais), á Câmara Municipal de Cascais, á Federação Portuguesa de Vela que independentemente da minha decisão em relação á classe que irei velejar, me apoiam no que for necessário e também aos meus seguidores, aos meus fãs, e todos aqueles que me acompanham.."

Gustavo Lima irá decidir em breve a classe pretendida para representar Portugal nos Jogos Olímpicos, que é o seu grande objectivo de momento.

 
Gustavo Lima Vence as três Regatas do 1º dia 22-01-2012
Gustavo Lima regressou provisoriamente ao Laser Standard em grande. O olímpico que tem competido na classe Star, mas que aguarda a recuperação do proa Rubrio Brasílio, velejou na 1ª prova de apuramento Nacional para o Campeonato do Mundo da classe Laser e ganhou as três regatas ontem realizadas na Baía de Cascais.

O vento esteve instável do ponto de vista da direção e fraco em termos de intensidade, mas de qualquer forma o velejador do Clube Naval de Cascais conseguiu impor-se aos seus principais concorrentes, no caso Francisco Lobato (5.º), Rui Silveira (4.º) e Tiago Morais (2.º), o que não deixa de ser surpreendente até porque Lima não competia com esta embarcação praticamente desde os Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008.

.."Conheço bem este barco e o campo de Regatas de Cascais e apesar de não estar a 100% fisicamente, ontem velejei muito bem e estou satisfeito com o meu desempenho. O dia de ontem foi importante para mim já que a possibilidade de voltar ao Laser existe. Deu para perceber que independentemente da minha decisão continuo competitivo.

.."A minha Mãe, o meu irmão, a minha namorada, o Zé Costa (proa do meu irmão), e outros familiares e amigos, presenciaram o momento, o que foi muito inspirador e motivante.

Hoje estão previstas mais três Regatas com ventos fracos na baía de Cascais e o campeonato ficará assim concluido, definindo para já o Ranking Nacional.
 
Gustavo Lima está oficialmente inscrito para participar nas selecções para os Jogos de Londres 2012, nas classes Laser e Star 19-01-2012
Gustavo Lima, inserido no Projecto Olímpico, apoiado pela Câmara Municipal de Cascais, representando o Clube Naval de Casicais está oficialmente inscrito para participar nas selecções para os Jogos de Londres 2012, nas classes Laser e Star.

Depois da lesão contraída no Mundial da Australia do seu proa do Rubrio Basilio, Gustavo Lima teve que pensar num Plano B para os Jogos de Londres.

.."Estou a analisar com muito cuidado e ponderação a classe em que irei participar nas Selecções Olímpicas. A intervenção cirúrgica do Rubrio veio complicar ainda mais este processo e fui "obrigado" a pensar em várias alternativas. Quero muito estar em Londres e se o Rubrio não recuperar a tempo talvez o Star não seja opção"..

.."Este fim de semana irei participar na 1ª Prova de selecção nacional que irá definir o Ranking Nacional. A expectativa é grande mas tenho consciência que não velejando de Laser desde os Jogos Olímpicos de Pequim, (em 2011 treinei 2 dias e fiz 2 dias de Regatas em Fevereiro) não estarei em forma nem a 100% neste barco, mas irei fazer tudo para terminar este fim de semana perto dos 3 primeiros da classificação geral"..

.."O Laser traz-me imensas memórias, inclusive foi neste barco que me sagrei campeão Europeu e Mundial, participei em 3 Jogos Olímpicos e em Pequim terminei a 1 ponto da medalha de bronze. Será um bom teste para perceber como está a minha condição física actual e como estão os meus adversários.."
 
Rubrio Basilio submetido a uma intervenção cirurgica 06-01-2012
Rubrio Basilio, parceiro, proa e amigo de Gustavo Lima, será hoje dia 6 de Janeiro, submetido a uma intervenção cirúrgica no Hospital da CUF.

O atleta madeirense, lesionou-se no Campeonato do Mundo em Perth, forçando o abandono da competição. O Velejador será hoje operado á coluna com o objectivo de alargar o canal ciático.

Gustavo Lima afirmou que .."Estou preocupado com a actual situação do Rubrio, é muito importante a sua recuperação e só depois devemos pensar em treinos. Neste momento o ambiente da equipa é de preocupação, mas estamos a enviar todas as energias positivas para que esta intervenção corra pelo melhor"..

.."Quanto ao futuro é incerto, estou a colocar várias possibilidades quanto á participação nas provas de selecção para os Jogos de Londres, sendo que ainda é prematuro tomar uma decisão. Estou a 100% com o Rubrio"..
 
Lesão de Rubrio Basilio 13-12-2011

Rubrio Basilio proa de Gustavo Lima, lesiou-se no Mundial de Star e obrigou o GuRu Sailing Team a abandonar o campeonato mais cedo. O atleta do Clube Naval de Cascais, agravou a sua lesão na coluna, obrigando a equipa Portuguesa a terminar o campeonato logo no 3º dia. Forçados a desisitir os atletas voltaram para Portugal para avaliar a gravidade da situação.

.."Neste momento o Rubrio precisa de ser visto pelo médicos, as dores são muito forte e o meu proa poderá ter que ser operado. Mas não vamos fazer prognosticos sem termos certezas".. afirmou Gustavo Lima.

 
Gustavo Lima e Rubrio Basilio participam no mundial da classe Star 28-11-2011

Gustavo Lima e Rúbrio Basilio encontram-se na Austrália, em Perth para participar no Campeonato do Mundo, da Classe Star, entre os dias 11 e 18 de Dezembro.

O GuRu Sailing Team, encontra-se em Perth desde o dia 27 de Novembro a treinar e a prepararem-se para o Mundial da Isaf, que é a prova mais importante da época 2011 que servirá de apuramento de 75% dos países para os Jogos Olímpicos 2012.

Depois de 5 dias de treino no mar e de ginásio intensos, os velejadores Olímpicos, entraram na 2ª fase de treinos aqui em Perth.

O campo de regatas tem ventos caracteristicos, um deles denominado de - "The Doctor", vento tipicamente do mar moderado a forte, entre 18 a 25 nós de intensidade, proporcionando condições excelentes para andar de barco á vela, e ainda, ventos de terra – "O Leste". Sendo este mais dificil de entender e de velejar.

Rubrio Basilio disse que, .."As nossas regatas começam dia 11, e ainda temos vários dias de treino pela frente, para conhecer melhor o campo de regatas. Estamos a trabalhar uma média de 10h por dia, entre ginasio, treino de mar, afinações e optimizar o "Star". O ritmo de treino está forte, e o nível elevado, mas sentimo-nos confiantes e muito bem fisicamente pelo trabalho que fizemos nos últimos 2 meses em Cascais"..

Rubrio Basilio afirmou ainda que, .." Este é o meu 1º Campeonato Mundial de Star e temos como objectivo ficar entre os 10 primeiros da classificação geral, estamos bastante rápidos e bastante dinamicos como equipa."

Gustavo Lima e Rubrio Basílio são apoiados pela Câmara Municipal de Cascais e estão inseridos no Projecto Londres 2012.

 
GUSTAVO LIMA E RUBRIO BASILIO terminam Campeonato Europeu da Classe Star em 10º Lugar 11-09-2011
Foi no dia 9 de Setembro que se realizaram-se duas últimas Regatas no Campeonato da Europa de Star!

Depois de terem sido 21º lugar na primeira Regata e 7º lugar na segunda Regata os velejadores de Cascais saem da Irlanda muito satisfeitos.

Gustavo Lima disse que .."Cumprimos os objectivos a 100%. Este 10º lugar Europeu foi de extrema importância porque os apoios financeiros para o ano Olímpico serão a 100% e com este resultado o Rubrio Basilio garantiu a sua permanência no Projecto Olímpico até Londres 2012. Nos próximos campeonatos não irá haver a pressão de ter que fazer o resultado de permanência no Projecto.

.."Depois de 2 anos muito atribulados ao nível Federativo e há 2 meses sem competir este resultado vem demonstrar o nosso valor e de que em momentos de pressão a equipa responde á altura! Temos a certeza que foi um grande arranque e acreditamos que será possível atingirmos o topo mundial mesmo antes dos Jogos Olímpicos, para isso vamos treinar muito forte, porque agora a nossa motivação é extra.."..

"..Fazemos votos para que não haja mais interrupções na preparação Olímpica na nossa modalidade. Os velejadores querem estar focados a treinar sem pensar nos problemas entre as diversas entidades.."

Rubrio Basilio por sua vez afirmou que, .."Estou muito feliz por ter cumprido os objectivos, continuar no Projecto Olímpico e a preparação para os Jogos de Londres. Foi uma semana dura num campo de Regatas imprevisivel e dificil, mas superámos os obstáculos e crescemos ainda mais como equipa."..

Os velejadores do Clube Naval de Cascais, apoiados pela Câmara Municipal de Cascais e inseridos no Projecto Londres 2012, preparam agora o próximo grande desafio que vai ser o Campeonato do Mundo a realizar-se na Austrália, em Dezembro, onde será a primeira de duas oportunidades dos velejadores lusos qualificarem o País para os Jogos Olímpicos de Londres.
 
GuRu Sailing Team de Gustavo Lima / Rubrio Basilio / Jorge Lima / Paulo Manso venceram o Ranking Nacional de Match Racing 2011 14-06-2011
Depois de terminarem no fim de semana de 9 e 10 de Julho em 2º Lugar na Final Pro Series 2011, numa final muito polémica com os juizes de Regata a influenciarem directamente no resultado final, o GuRu Sailing Team, equipa Campeã Nacional 2010 venceu o Ranking Nacional 2011.

"Foi uma época muito positiva, fomos regulares e apresentámos uma equipa forte, unida, agressiva e motivada". Afirmou Gustavo Lima.

Falta apenas o Campeonato Nacional que se irá realizar ainda este ano e queremos lutar para revalidar o título alcançado em 2010.

Oa Velejadores do Clube Naval de Cascais, vão fazer os possíveis para em 2012 participarem no Circuito Mundial de Match Racing.

"Estamos em negociações com um Sponsor e queremos fechar com mais um Patrocinador para em 2012 fazermos algumas provas do Circuito Mundial, disse Gustavo Lima"

Gustavo Lima segue para a Alemanha rumo ao Campeonato Nacional da Classe Dragão com o Armador, José Matoso e Stefan H.
 
Gustavo Lima e Rubrio Basilio terminam em 6º Lugar na Semana Olimpica de Garda, na Classe Star! 21-05-2011
Gustavo Lima e Rubrio Basilio (GuRu Sailing Team), tiveram uma excelente prestação no Lago de Garda em Italia,  após 11 Regatas incluindo a Medal Race os velejadores de Cascais estavam muito satisfeitos com a sua perfomances no Star.

"Foi uma semana de vento medio e melhorámos muito a nossa velocidade! Vento médio era o nosso ponto fraco e saímos de Garda muito satisfeitos".

"Velejámos pela primeira vez constantemente no Top 10  e terminámos em 5º lugar na Medal Race, onde o vento esteve com rajadas de 25 nós".

"O grande objectivo a curto prazo é ganhar a vaga para a pré-olímpica que se vai realizar em Agosto (de 1 a 15).

Para isso temos que terminar na frente da dupla Afonso Domingos / Frederico Melo no Skandia Sail for Gold de 7 a 11 de Junho".

"Viemos directamente de Garda para Weymouth, treinar até ao dia 25 de Maio, com os Franceses, Alemães, Suiços e estamos cada vez mais confiantes".
 
Gustavo Lima vence "Prince Henry Trophy" na Classe Dragão 19-05-2010

Depois de 4 dias de competição em Vilamoura, Gustavo Lima na Tripulação de José Matoso, conquistou mais um troféu na prestigiante Classe Dragão.

"Foi muito importante este título, não velejava de Dragão há alguns meses e pelos vistos continuo em forma, nesta classe que tem uma frota numerosa e dificil". "Venci o ano passado este Troféu com o Henrique Anjos e é importante continuar a escrever o meu nome nos mais importantes Troféus de Prestigio".

Esta semana irei continuar os meus treinos na Classe Star e dia 29 de Abril irei velejar com o Presidente do Clube Naval de Cascais, José Matoso, para Douarnenez disputar dois campeonatos internacionais onde irão estar presentes 4 tripulações nacionais, bem como, cerca de 90 Dragões.

 
GUSTAVO LIMA E O PROJECTO LONDRES 2012 10-01-2010

Foi com grande determinação e perseverança, que Gustavo Lima arrancou com o Projecto Olímpico para Londres 2012.

Depois de um longo processo, junto de várias entidades e personalidades do meio desportivo e governamental, para atingir os objectivos definidos, o projecto está finalmente em curso, mais de um ano após o final dos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.
Um projecto apresentado em Março de 2009 e que envolvia a necessidade de adquirir meios e apoios, financeiros e outros, agora na Classe STAR.

Dos meios necessários destacaram-se, entre outros, as embarcações, para treino e competição, os fundos, para a equipa envolvida no projecto, para as viagens aos campeonatos, entre muitos outros custos que um projecto desta dimensão envolve mas garantido meios para resultados de sucesso ao Velejador Olímpico Gustavo Lima.

O barco de regatas chega ao Clube Naval de Cascais a 15 de Outubro, com o qual, começa uma série de 24 treinos de mar, num total de 90 horas, até ao dia 12 de Novembro. Houve ainda tempo para realizar uma sessão de testes físicos a 30 de Outubro, no Jamor.

De 15 a 22 de Novembro, Gustavo Lima segue novamente para Itália, para treinar em conjunto com a equipa Olímpica de STAR Italiana. Este estágio foi extremamente produtivo e a evolução foi constante.

Nesta altura, o então “Proa” Rodrigo Quina deixa de fazer parte do projecto, passando a integrar a equipa, o Velejador Charles Nankin, nascido na África do Sul e naturalizado Português, que conta com um Curriculum impressionante. Campeão do Mundo na Classe J22, fez ainda parte da Equipa Sul-africana da America’s Cup “Shosholoza”.

Já no início de Dezembro, dia 10, o Velejador Olímpico Gustavo Lima e Charles Nankin  embarcaram para o Brasil, onde vão disputar o Campeonato do Mundo de STAR, entre 16 e 23 de Janeiro. Aí, vão enfrentar, mais uma vez, o conceituado velejador Brasileiro Robert Scheidt, actual Vice-Campeão Olímpico da Classe, com quem Gustavo Lima se defrontou variadas vezes na classe Laser.

Um Campeonato que se antevê como um grande momento de espectáculo, proporcionando com certeza, grande destaque na comunicação social nacional e internacional que fará a cobertura do evento.

Acompanhe tudo em:
starworlds2010.com
ou
facebook.com

 
GUSTAVO LIMA VENCE O DESAFIO CHRYSLER DRAGÕES 2009 29-08-2009

Gustavo Lima venceu o Desafio Chrysler Dragões, prova inserida no Troféu Quebramar Chrysler 2009.

A bordo do Drago, a equipa de Gustavo Lima, José Sotto Mayor Matoso e Charles Nankin obteve quatro primeiros lugares em seis regatas mas, só no dia de hoje se conseguiram afirmar como os grandes vencedores.

Para trás, ficaram Patrick Monteiro de Barros com o segundo lugar e Francisco Pinheiro de Mello em terceiro.

No final, o Velejador Olímpico Gustavo Lima disse: “…ao longo destes três dias estiveram condições óptimas para a prática da Vela e o dia de hoje foi muito importante, pois afirmámo-nos como grandes favoritos à vitória, tendo vencido as duas regatas do dia. Não deixámos dúvidas na classificação geral e estamos muito satisfeitos por isso! ...”.

O 9º Troféu Quebramar Chrysler termina hoje com as últimas regatas das classes GP42, ORC OPEN e Dragões, sendo a entrega de prémios num jantar com 600 convidados e, logo depois, a badalada festa “Bye Bye Summer” na cidadela de Cascais.

 
CASCAIS É PARCEIRO DO PROJECTO LONDRES 2012 25-08-2009

O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, e o presidente do Clube Naval de Cascais, José Mattoso, apresentaram hoje o Programa “Londres 2012”, destinado a apoiar velejadores com potencial olímpico, e que possam atingir resultados de mérito nas olimpíadas de 2012.

A autarquia compromete-se assim a investir 350 mil euros num período de três anos para que o Clube Naval consiga ultrapassar o número de atletas que em 2008 conseguiu levar aos Jogos Olímpicos de Pequim, ou seja, os cinco velejadores de Cascais presentes numa delegação de oito portugueses.

“A nossa intenção é duplicar este número. Esperamos que este apoio da Câmara, que se junta a outros, como os da Federação de Vela e do Comité Olímpico, nos permita atingir as nossas ambições”, afirmou José Mattoso, em Conferência de Imprensa.

O projecto Londres 2012 “é ambicioso e queremos, sem dúvida, criar uma equipa de alta competição de Vela em Cascais”, referiu o responsável, acrescentando que se pretende também captar o apoio privado de empresas que se identifiquem com o profissionalismo, a imagem e o comportamento dos velejadores beneficiados.

O presidente da Câmara de Cascais, António Capucho, sublinhou, por seu turno, que “o apoio a este projecto, para além dos interesses no campo desportivo, se insere no objectivo de promover Cascais e a Costa do Estoril como palco privilegiado do desporto e eventos náuticos”.

Trata-se de “um esforço financeiro importante mas muito merecido, tendo como interlocutor uma entidade que tem usado de forma precisa e clara os recursos públicos”, referiu. António Capucho sublinhou ainda que a autarquia “está muito empenhada em apoiar as escolas de vela, independentemente dos que podem ou não chegar a atletas olímpicos”.

Gustavo Lima disse ainda que, “este apoio é motivante, a Vela de alta competição irá beneficiar muito com este protocolo. Fico satisfeito em saber que a Câmara Municipal de Cascais juntamente com o Clube Naval de Cascais estão a fazer um esforço para os atletas terem mais e melhores condições para atingirem os seus objectivos”.

 
GUSTAVO LIMA NO 1º LUGAR DO PODIUM NO TROFÉU PATACAS 2009 23-08-2009

Gustavo Lima conquistou o 1º Lugar do Troféu PATACAS 2009!

Depois de ter atingido os objectivos traçados no primeiro dia, a equipa, da qual fazem parte Gustavo Lima, José Sotto Mayor Matoso e Charles Nankin, conseguiu, mais uma vez, à semelhança do primeiro dia, deslumbrar nas regatas do último dia, conquistando o primeiro lugar em todas as regatas, o que os coloca no 1º lugar do Podium.

Os resultados finais mostraram, então, a equipa de Gustavo Lima, José Sotto Mayor Matoso e Charles Nankin no 1º lugar, a equipa de Francisco Lacerda em 2º lugar e a equipa de Patrick Monteiro de Barros em 3º lugar.

Em afirmações finais, o Velejador Olímpico disse: “…estamos muito confiantes de que fizemos óptimas regatas e esta classificação deixa-nos com uma grande vontade de trabalhar para conquistar resultados idênticos na competição que se segue, o Desafio Chrysler Dragões…”.

Nesta competição da Classe Dragão, que serviu de preparação para o Desafio Chrysler Dragões, integrado no Troféu Quebramar Chrysler 2009, que faz parte do Programa Cascais Vela 2009, a tripulação do Drago mostra total à vontade no panorama actual.

O Desafio Chrysler Dragões começa já na próxima 5ª feira, dia 27 de Agosto, em Cascais.

 
GUSTAVO LIMA NO PODIUM DO CAMPEONATO NACIONAL DE DRAGÃO 2009 15-06-2009

Gustavo Lima participou, entre os dias 11 e 14 de Junho de 2009, no Campeonato Nacional de Dragão 2009.

Na equipa de Gustavo Lima, José Matoso e Charles Nankin, os velejadores assumiram, desde a primeira regata, posições de destaque entre os três primeiros. Depois de vários momentos de liderança, em algumas regatas do Campeonato, a equipa do Velejador Olímpico conseguiu garantir um lugar no Podium, com um 3º lugar na Classificação Geral.

No final do campeonato o Velejador Olímpico disse: "… foram regatas muito competitivas e estamos satisfeitos com o resultado final. Fizémos boas regatas e fomos ao Podium. Decidir o Campeonato Nacional na última regata é sinal que a nossa evolução este ano tem sido muito rápida. Competimos com velejadores de alto nível como o Henrique Anjos e o Filipe Silva que tiveram uma grande regularidade nos resultados".

O próximo campeonato de Dragão será em Kiel de 12 a 16 de Julho.

 
GUSTAVO LIMA VENCE TROFÉU PATRICK MONTEIRO DE BARROS 08-06-2009

Foi no fim-de-semana de 6 e 7 de Junho, que Gustavo Lima participou em mais uma prova da Classe Dragão.

Com base no Clube Naval de Cascais, foi ao largo da Baía que, acompanhado pela sua equipa, da qual fazem parte José Matoso e Charles Nankin, o Velejador Olímpico levou a equipa ao 1º lugar do Podium, deixando Patrick Monteiro de Barros com o 2º lugar e Henrique Anjos logo a seguir, com o 3º lugar.
Em conversa com o Velejador Olímpico, este disse "… estamos contentes com a nossa vitória. Foi um teste muito positivo que serviu, essencialmente, de preparação para o Campeonato Nacional, que está a chegar. Esta é a nossa segunda vitória da época, a nível nacional e estamos cada vez mais ambiciosos…".

 
GUSTAVO LIMA NA REVISTA CARAS 28-05-2009
Gustavo Lima deu uma entrevista para a revista "Caras", o velejador fala sobre o seu regresso à vela olímpica entre outros temas de interesse. Acompanhe a entrevista em "Imprensa".
 
GUSTAVO LIMA NA RTP 20-05-2009
Gustavo Lima esteve presente no programa da apresentadora Isabel Angelino "Há conversa" transmitido na RTP Memoria.

Gustavo Lima disse que "foi uma entrevista excelente, a Isabel Angelino soube conduzir muito bem a conversa e falámos sobre muitos temas num ambiente descontraido e informal. Foi um prazer estar no programa e quem sabe se voltaremos a repetir".
 
GUSTAVO LIMA NO PODIUM NA CLASSE DRAGÃO 18-05-2009
Gustavo Lima esteve, mais uma vez, a competir na Classe Dragão. Foi a 2ª prova de apuramento nacional e a equipa, na qual Gustavo Lima se junta a José Matoso e Charles Nankin obteve um 3º lugar.

Apesar do Velejador Olímpico só ter participado nas regatas de Domingo, a equipa tinha ainda a hipótese de vitória e, tendo ficado em 1º e 2º lugares nas primeiras regatas do segundo dia do campeonato, a equipa arriscou tudo na 3ª prova. Nas palavras de Gustavo Lima “…só com uma vitória na última regata teríamos hipóteses de ganhar o campeonato. Infelizmente não foi possível mas estamos contentes com a ida ao podium. Os nossos adversários velejaram muito bem…”
 
GL EM ACÇÃO DE TEAM BUILDING A CONVITE DA TEAM QUATRO PARA A MARCA FUJITSU INTERNACIONAL 18-05-2009
Gustavo Lima tem-se dedicado, também, a participar em Acções de Incentivo e Team Building para grupos corporativos dos mais variados quadrantes e, neste fim de semana, teve uma das suas mais importantes experiências neste campo e disse: “…foi uma experiência muito positiva e poder transmitir a elementos de equipas empresariais as histórias vividas por mim ao longo da minha carreira é muito gratificante. Mostrar que decisões críticas em momentos chave são experiências que devem ser aplicadas em equipa, levando um objectivo à vitória, que se transforma num paralelo entre a vitória nas regatas como, por exemplo, a vitória nas vendas…”

Já no final deste mês, de 28 Maio a 1 de Junho, Gustavo Lima vai ainda participar no Irish National Championship, para o qual foi convidado a participar por uma equipa deste país anfitrião, numa embarcação da Classe Dragão.
 
GUSTAVO LIMA, JOSÉ MATOSO E CHARLES NANKIN EM 12º LUGAR NA CHAMPIONS RACE DO GRAND PRIX PETIT NAVIRE DRAGON 11-05-2009
Depois de ter ficado em 17º lugar na Coupe de Bretagne, Gustavo Lima integrou a Champions Race deste campeonato, obtendo um 12º lugar, entre muitos dos melhores velejadores do mundo. A regata, que é composta só por velejadores detentores de títulos mundiais ou medalhados olímpicos é considerada um estímulo à participação de grandes atletas.

A equipa participou, ainda, no Grand Prix Petit Navire Dragon, no qual obteve o 50º lugar.

“…foi uma semana muito positiva, velejámos muito bem no primeiro campeonato e na Champions Race. Adquirimos ritmo competitivo e experiência internacional importantíssima para a 2ª prova de apuramento nacional da classe…”

Amanhã, Gustavo Lima volta aos treinos da Classe STAR, dando continuidade ao processo de treino iniciado à cerca de 3 semanas.
 
GUSTAVO LIMA EM 1º LUGAR NA CLASSE DRAGÃO 19-04-2009

No final da 1ª Prova de Apuramento Nacional da Classe, Gustavo Lima, José Matoso e Charles Nankin terminaram em 1º Lugar. No último dia do campeonato, a equipa teve um desempenho perfeito, ganhando as duas regatas.

Nas palavras do Velejador Olímpico Gustavo Lima: “…Foi um verdadeiro teste para nós, estivemos perfeitos na táctica e não cometemos erros. O vento esteve muito forte e o dia foi muito exigente, fisicamente. Toda a nossa experiência internacional foi importante no dia de hoje. Estamos muito felizes com esta vitória e liderar o Ranking Nacional da Classe Dragão é, para mim uma honra e um grande motivo de orgulho…”.
                                         

A prova foi disputada ao largo de Cascais e contou com a presença de 10 tripulações. Foram realizadas 4 regatas. O segundo lugar ficou nas mãos da equipa de Patrick Monteiro de Barros / Michael Hestbaeck / Paulo Bastos e o terceiro lugar com equipa de Miguel Magalhães / José Magalhães / Jorge Pinheiro de Mello.
 
GUSTAVO LIMA TERMINA TROFEO PRINCESA SOFÍA NO 15º LUGAR DA CLASSE DRAGÃO 10-04-2009

Gustavo Lima, na companhia de José Matoso e Charles Nankin, mais uma vez na Classe Dragão, termina no 15º lugar desta que foi a 40ª Edição do Trofeo S.A.R. Princesa Sofía, em Palma de Maiorca, Espanha.

Nas palavras do Velejador Olímpico: "…foi um resultado positivo, principalmente por ter sido a nossa 2ª experiência internacional. Fomos ambiciosos e tínhamos como objectivo os 10 primeiros lugares mas, cometemos pequenos erros que não nos permitiram fazer melhor! Ainda assim, estamos muito satisfeitos com este resultado…”.

 
GUSTAVO LIMA EM 6º LUGAR NA IX COPA DEL MEDITERRANE 30-03-2009

Foi entre os dias 26 e 29 de Março de 2009 que o Velejador Olímpico, Gustavo Lima, esteve presente na IX Copa del Mediterraneo, em Palma de Maiorca, na equipa de José Sotto Mayor Matoso, Presidente do Clube Naval de Cascais e Charles Nankin, do Team Shosholoza, actualmente envolvida na America’s Cup.

A equipa conseguiu obter um 6º lugar, empatado com o 5º, numa renhida luta de posições. O vencedor da regata foi o número 1 do mundo, tendo o segundo lugar ficado a cargo do campeão do mundo. De destacar que a classe Dragão é composta por varios velejadores, ex-campeões mundiais e olímpicos, da classe Star.

O Velejador Olímpico Gustavo Lima disse ainda: “…tem sido um experiência muito positiva. Tenho trabalhado como táctico e aprendido muito sobre esta classe. Tenho a certeza que trará mais valias para o meu projecto na classe Star, Os barcos têm muito em comum e todos os dias estou a evoluir…”. Apesar de ter velejado apenas 9 dias no Dragão, todos eles em competição, os resultados já são considerados muito positivos.

 
GUSTAVO LIMA DESFILOU NO PORTUGAL FASHION PARA A MARCA ID VALUES 20-03-2009
Depois de anunciar um decisivo regresso à Vela Olímpica, num projecto destinado a Londres 2012, na classe Star, Gustavo Lima esteve presente no Portugal Fashion, desta vez na passerelle. O atleta é, actualmente, a imagem da iD VALUES e aceitou o convite para abrir o desfile da marca, que apresentou a sua nova colecção.
 
Gustavo Lima afirmou: “...Foi um momento único, diverti-me imenso e talvez repita a experiência, A marca tem valores que se identificam claramente com os meus e esta parceria foi uma aposta mais do que ganha para ambos, tenho que agradecer ao Paulo Marques da iD Values que me escolheu para ser a imagem da marca...”.
 
GUSTAVO LIMA VAI CONTINUAR NA VELA OLÍMPICA, AGORA NA CLASSE STAR 18-03-2009
Gustavo Lima deu na passada sexta-feira, dia 13 de Março, uma Conferência de Imprensa, na qual anunciou a sua continuidade na vela olímpica, agora na classe Star.

Apesar de ter dito que iria abandonar a vela olímpica por falta de apoios, desistir é uma palavra que não faz parte do seu vocabulário e, como tal, decidiu abrir mais uma página na sua carreira desportiva.

“Vou continuar na vela olímpica por Portugal e pelos Portugueses”, afirmou Gustavo Lima, na companhia do seu novo parceiro, o velejador Rodrigo Quina, filho de José Manuel Quina, medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Roma, em 1960, na mesma classe.

Gustavo Lima falou sobre os objectivos traçados, que passam por atingir a qualificação olímpica e obter resultados de sucesso a curto prazo.

A primeira prova em que a dupla Portuguesa irá participar será já na semana olímpica Holandesa, de 27 a 31 de Maio de 2009.

No final, o atleta frisou que “A vitória pertence aos que acreditam mais e durante mais tempo”.
 
GUSTAVO LIMA ELEITO "O MELHOR ATLETA MASCULINO DE 2008 DO CONCELHO DE CASCAIS" 03-02-2009
A Câmara de Cascais promoveu, no Casino Estoril, a nona edição da “Gala do Desporto” destinada a homenagear os desportistas do concelho que mais se evidenciaram, ao longo da época 2007/2008.

Gustavo Lima foi eleito o melhor desportista do ano de 2008 do Concelho de Cascais e em declarações para o seu site afirmou: “Estou muito feliz por ter conquistado mais um troféu na minha carreira de velejador, ser reconhecido e homenageado é uma grande honra.  Já agora aproveito para agradecer o esforço enorme que a Câmara Municipal de Cascais tem feito para apoiar o desporto em geral e em especial a Vela”.

Entre os nomeados para atleta do ano estava também o seu irmão, Jorge Lima juntamente com Francisco Andrade, Bernardo Santos e Afonso Domingos.

O Presidente da Câmara Municipal de Cascais, Dr. António D´orey Capucho galardoou os desportistas eleitos os “Melhores do Ano” em seis categorias: Melhor Atleta Masculino, Melhor Atleta Feminino, Esperança Masculino, Esperança Feminino, Treinador e Equipa do Ano. Neste capítulo, foram entregues os seguintes prémios:

Atleta Masculino do Ano – Gustavo Lima, Vela

Atleta Feminina do Ano – Neuza Silva, Ténis

Esperança Masculina do Ano – Frederico Pinheiro de Melo, Vela

Esperança Feminina do Ano – Solange Fernandes, Atletismo

Equipa do Ano – Grupo Desportivo Deficientes de Alcoitão,Goalball

Treinador do Ano – David Raimundo e Nuno Telmo, Surf

A encerrar a cerimónia foi a vez do Presidente da Câmara Municipal de Cascais , afirmar quanto é estimulante observar, de ano para ano, o aumento do número de jovens a praticar desporto nas escolas e colectividades.

Ainda neste âmbito, António Capucho revelou o reforço da verba inscrita no orçamento da Câmara Municipal de Cascais, para a área do desporto, que aumenta, de 4 milhões de euros em 2008, para 10 milhões de euros em 2009.

Nesta Gala, foram ainda distinguidos todos os atletas com resultados relevantes obtidos na época 2007/2008, quer ao nível regional, nacional ou internacional, alcançados ao serviço dos seus clubes ou das respectivas selecções nacionais.
 
GUSTAVO LIMA, UMA MARCA COM PRESTÍGIO 04-10-2008

Gustavo Lima tem um currículo desportivo notável, destacando-se em larga medida como o atleta mais reconhecido na vela a nível nacional e internacional. As presenças nas últimas três edições dos Jogos Olímpicos são de enaltecer e orgulhar onde conquistou Diplomas Olímpicos: em Sidney (6º), Atenas (5º) e Pequim (4º).

Em Setembro o velejador português conquistou a Medalha de Bronze na regata “Quebramar”, ocupando a posição de táctico a bordo do veleiro Madrid, na classe GP42. Gustavo Lima participou nesta regata, a convite de José Maria Van der Ploeg, um atleta medalhado olímpico na classe Finn, em Barcelona’92.

Já em Outubro, Gustavo Lima apadrinhou a “Portimão Global Ocean Race”, uma regata Volta ao Mundo, em solitário ou duplas, que teve largada no passado 12 de Setembro em Portimão e que decorre até Junho do próximo ano com chegada também em Portimão.
Ainda em Outubro o velejador luso foi convidado para ser o Homem do Leme a bordo de um Dragão cumprindo a 1ª Regata das Winter Series em 4º Lugar.

“Como afirmei após a minha prestação nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008, a decisão de abandonar a Vela Olímpica deveu-se à falta de condições que nos últimos tempos tenho vindo a sentir”, lembrou Gustavo.

No entanto, “o que neste momento está a acontecer é que, felizmente, todas as pessoas me têm apoiado no sentido de continuar para Londres 2012, não só pelo honroso 4º lugar e Diploma Olímpico, mas também por aquilo que posso vir a fazer nos próximos anos.”

A reconhecida empresa Faxinforme, ao analisar os valores totais do Gustavo Lima concluiu que em 2008 o valor global de retorno foi de 9 milhões de euros e de 2,5 milhões de euros de retorno a uma marca associada à sua imagem.

É de realçar que, apesar dos poucos meios de Gustavo Lima, comparado com outros velejadores olímpicos, os resultados desportivos são fenomenais e até mesmo épicos. Dá que pensar o que poderia fazer com mais apoios, financeiros ou técnicos.
Algumas empresas começam a associar-se aos seus novos projectos que irão permitir projectar um novo futuro do Gustavo Lima no mundo da vela.

 
GUSTAVO LIMA TERMINA NO PODIUM NO 8º TROFEU QUEBRAMAR EM CASCAIS 01-09-2008

Gustavo Lima logo após chegar de Pequim, foi convidado pelo Skipper Jose Mª Van Der Ploeg, para participar no 8º Troféu Quebramar, como tactico do barco “MADRID”.

Depois de ter decidido abandonar a vela olímpica, Gustavo Lima aceitou prontamente o novo desafio de poder participar pela 1ª vez numa regata da classe GP42 com níveis de competitividade muito elevados. Recorde-se que algumas equipas participantes neste troféu, são experientes velejadores que participam também no maior evento desportivo da modalidade, a “Taça America”.

“Fiquei surpreendido com este convite, é muito positivo sermos valorizados em Espanha, mesmo sem nunca ter participado em nenhuma regata desta classe aceitei o desafio e fiquei muito feliz por ter dado o meu contributo ao atingirmos o pódium e o respectivo 3º lugar na classificação geral”

O barco “MADRID”, efectou neste troféu e prova do circuito mundial, o melhor resultado da presente época.

“Depois deste excelente resultado, surgiu o interesse por parte do Jose Maria, responsavel pelo Projecto “MADRID” para eu rumar a Espanha e efectuar a época 2009”. “neste momento estou de férias e preciso de tempo para reflectir sobre o meu futuro” Comentou Gustavo Lima em exclusivo ao seu site oficial.

A classe GP42 tem as seguintes caracteristicas: 10 Metros de comprimento, barcos totalmente equipados em Carbono, 10 tripulantes, Jogo de equipa, orçamento anual 1 milhao de Euros.

Veja os resultados AQUI

 
GUSTAVO LIMA FALHA MEDALHA POR 1 PONTO 20-08-2008

PORTUGUÊS FOI QUINTO NA "MEDAL RACE" E ACABOU EM QUARTO

Azar! Gustavo Lima, o representante português na classe Laser dos Jogos Olímpicos de Pequim, falhou a conquista de uma medalha ao ser quinto classificado na "medal race". Feitas as contas, o experiente velejador de Cascais terminou a competição na quarta posição, com 76 pontos, a um escasso ponto do italiano que arrebatou a medalha de bronze.

Com pouco vento, a regata foi bastante difícil para todos os concorrentes, sendo que durante largos períodos ficou a ideia que os barcos pura e simplesmente não andavam.

Lima teve uma saída muito calculista, rondando sempre entre o quarto e o sexto posto. Porém, com excepção feita ao representante sueco - que partia com o segundo lugar -, os seus principais adversários conseguiram estar melhor.

No final da regata, ganha pelo barco da Nova Zelândia, a Eslovénia e a Itália, que cortaram a linha de chegada nos segundo e terceiro lugares respectivamente, asseguraram a prata e o bronze.
Lima, com o quinto posto na regata, ficou a uma posição de conquistar o bronze. Outra solução seria o velejador argentino, que terminou a "medal race" em quarto, ultrapassar a embarcação italiana nos últimos instantes da regata, algo que também não sucedeu.

Depois da 6.ª posição em Sydney'2000 e do 5.º lugar em Atenas'2004, a sorte voltou a não estar do lado do velejador português, que voltou a ficar fora do pódio por muito pouco.

 
GUSTAVO LIMA PERTO DA MEDALHA OLIMPICA 20-08-2008

Sensacional a jornada de 2ª-feira, dia 18 de Agosto para Gustavo Lima, o representante português na classe Laser dos Jogos Olímpicos de Pequim.

Depois de ser 15.º na regata 7 e oitavo na 8, o velejador de Cascais arrancou um fulcral terceiro posto na nona regata, classificação que lhe permitiu saltar para a terceira posição da geral e entrar na "medal race" em lugar medalhável.
A exemplo do que sucedeu em quase todas as regatas dos velejadores nacionais esta segunda-feira, Lima começou mal a última ronda do dia, ao ponto de passar em 20.º na primeira bóia.

Mas o experiente atleta, sem perder a serenidade que o caracteriza, lançou-se ao ataque e, na bóia seguinte, já estava num notável terceiro posto, posição que manteve até final da regata, apesar de ter estado sempre muito próximo dos dois primeiros.

No final, Gustavo Lima passou a linha de chegada a 14 segundos do vencedor, o representante da Nova Zelândia, e a 7 do segundo colocado, um velejador da Suécia.

Com este dia de enorme qualidade, Lima garantiu a entrada na "medal race" e saltou para a terceira posição da geral, a escassos 2 pontos do segundo posto, por agora ocupado pela Suécia.

Classificação geral antes da disputa da "medal race":

1. Grã-Bretanha, 45 pontos
2. Suécia, 63
3. Portugal, 65
4. Eslovénia, 67
5. Itália, 69
6. Nova Zelândia, 79
7. Argentina, 84
8. França, 92
9. Noruega, 94
10. Canadá, 95

 
GUSTAVO LIMA PEDE MELHORES CONDIÇÕES DE TRABALHO 20-08-2008

O velejador português Gustavo Lima anunciou hoje a decisão de abandonar a alta competição, lamentando que as condições de trabalho em Portugal lhe impeçam de estar entre os melhores velejadores do mundo.

“Não me quero sujeitar mais a isso – já chega. Se não fosse o José Luís Costa , que é o número dois português, eu provavelmente teria passado os últimos quatro anos a treinar sozinho. A Vanessa Fernandes tem treinadores, tem técnicos, tem colegas que a motivam”, afirmou Gustavo Lima, referindo-se à medalha de prata no triatlo dos Jogos Olímpicos de Pequim2008, a única que Portugal conquistou nestes Jogos até agora.

“Nestas condições eu não continuo, não faz sentido dedicar seis, sete, oito horas por dia sozinho a treinar em Cascais”, acrescentou o velejador de
31 anos, que treina há 13.

Gustavo Lima considerou que os atletas olímpicos abdicam de demasiado na sua vida para atingir resultados que são tanto mais difíceis quanto as condições de treino são insuficientes.

“Está em questão a qualidade de vida dos atletas portugueses. Eu não tenho nem um Benfica nem um FC Porto por trás ou um clube com prestígio que me dê as condições que necessito para velejar e ser um dos melhores do mundo”, afirmou em declarações aos jornalistas.

“Acho que a minha vida, da forma como abdico, não é recompensada”, disse Gustavo Lima em declarações emocionadas aos jornalistas, durante as quais chorou várias vezes, no final da competição de vela de classe Lazer dos Jogos Olímpicos, onde ficou à distância de um ponto da medalha de bronze.

“O quarto lugar para mim não significa nada. Já tinha estado perto do pódio por duas vezes, mas nunca tinha estado tão perto. Psicologicamente não quero voltar a passar pelo mesmo”, afirmou o atleta, que foi sexto lugar nos Jogos Olímpicos de Sydney2000 e quinto lugar em Atenas2004.

“Ficar três vezes em sexto, quinto e quarto depois do que eu passei, duvido que facilmente volte a querer passar pelo mesmo”, acrescentou.

Gustavo Lima apelou também à reestruturação da vela portuguesa, em especial do sistema de apoios financeiros à modalidade, que considerou insuficientes.

“É um desporto difícil financeiramente, onde estamos totalmente dependentes da federação, do dinheiro do Estado e de um ou dois patrocinadores e acaba por aí. E para estar entre os melhores do mundo, isso não chega nem de perto nem de longe”, alertou.

Ao fim de 10 regatas, em Qingdao, Lima terminou a competição no quarto lugar da geral, depois de ser quinto na última, a "Medal Race". O português terminou com 76 pontos, contra 75 do italiano Diego Romero, medalha de bronze, 71 do esloveno Vasilij Zbogar, medalha de prata e 63 pontos do britânico Paul Goodison, que conquistou a medalha de ouro.

Fonte: Lusa

 
GUSTAVO LIMA A 5 PONTOS DO LÍDER NOS JOGOS OLÍMPICOS 17-08-2008
Em dia de temporal com ventos acima dos 20 nós, Gustavo Lima sobe para o 6º lugar na geral e diminui diferença pontual para os primeiros.

“Era um dia muito importante e precisava de encurtar a distancia para os primeiros da geral. Rondei a primeira bóia em 18º lugar, e fiz uma recuperação incrível. Dei tudo o que tinha e terminei em 6º lugar. O vento esteve forte, a soprar sempre acima dos 20 nos de intensidade, (40km/hora). A comissão de regatas devido ao mau tempo, decidiu não fazer mais regatas por hoje”.

“Neste momento o meu estado de espírito é de tranquilidade e muito confiante. Ainda não estou a pensar no resultado final, estou apenas focado no dia de amanha”.

“Deixo uma mensagem a todos aqueles que apoiam, amanha é um dia muito importante para mim e para vela portuguesa, preciso de sentir que estão comigo neste momento” .

Declarou Gustavo Lima em exclusivo para o seu site.
 
GUSTAVO LIMA COM REGATA MUITO SOFRIDA 16-08-2008

Gustavo Lima, velejador nacional que compete na classe Laser nos Jogos Olímpicos de Pequim, foi apenas 17.º classificado na quinta regata da sua especialidade, facto que o levou a descer duas posições na geral, ocupando agora o sétimo posto.

“Foi mais um dia muito complicado, o factor sorte esta presente em todos os momentos. Faço a regata de uma forma conservadora mas não é suficiente, quem esta a arriscar da o salto para os lugares de topo na classificação.

“As contas estão muito equilibradas, ainda faltam 6 regatas previstas e estou a 9 pontos do líder. Não posso de forma alguma deixar de acreditar que ainda é possível fazer um resultado histórico”

O vento esteve muito fraco e instável na direcção. A regata foi ganha pela Croácia, com Lima a cortar a linha de meta a 3.21 minutos depois.

 
GUSTAVO LIMA SOBE AO SEGUNDO LUGAR NOS JOGOS OLÍMPICOS 13-08-2008

A quarta regata da classe Laser não correu de feição às pretensões de Gustavo Lima, que desde logo nos primeiros instantes, como se comprova com o facto de, após a primeira bóia, o português ocupar um impensável 40.º posto!.

“Na largada saí mal e fui obrigado a virar para o lado direito do percurso. O vento nessa altura rondou 20 graus para a esquerda e aumentou dos 4 nós de intensidade para os 12 nós de intensidade”.

Ainda assim, sem desesperar, o experiente velejador de Cascais reagiu e, mesmo não conseguindo uma classificação significativa, sempre logrou recuperar algumas posições.

 “Rondei a primeira bóia com uma grande desvantagem em relação aos primeiros, mas acreditei sempre na reviravolta só que na ultima popa o vento baixou para os 3 nós e foi impossível subir mais na classificação”

O 27.º lugar não estava nas previsões e, para já, foi suficiente para tirar o nosso representante dos lugares do pódio.

Após esta regata, a geral é comandada pela Grã-Bretanha, com um total de 33 pontos, tantos quanto os da Suécia. Depois, seguem-se Rússia (37), França (41) e Portugal (43). Quer isto dizer que, pese o mau resultado nesta quarta regata, Gustavo Lima continua a poder sonhar com as medalhas.

“Com este vento tudo pode acontecer, o azar anda no ar e tem que cair em cima de alguém, amanha vou à luta de novo, faltam muitas regatas e está tudo em aberto” Comentou Gustavo Lima.

 
REGATA DE TREINO 11-08-2008
“Será o ultimo grande teste antes da 3ª participação Olímpica de Gustavo Lima, “Neste momento temos tudo a 100% e estamos apenas a aguardar pela largada da 1ª regata que será amanha, dia 12 de Agosto.

A minha 3ª participação Olímpica terá como curiosidade o facto no meu 1º dia do campeonato concidir com o aniversario do meu Pai, espero ter a oportunidade de o surpreender com uma surpresa”.

Comentou Gustavo Lima
 
GUSTAVO LIMA EM TREINOS INTENSIVOS EM QINGAO 04-08-2008
Gustavo Lima já se encontra na Vila Olímpica. Está instalado com mais 400 atletas e restante Equipa Olímpica de Vela num hotel de 5 estrelas na Marina Olímpica.

“O hotel tem ginásio, piscina de 25 metros, vários restaurantes operacionais durante quase 24 horas por dia, Internet wireless disponível para todos os atletas. Uma das grandes vantagens é o facto dos barcos estarem a 200 metros do Hotel, o que facilita em termos de horários”.

“A cerimónia de abertura” foi mais um momento de emoção, principalmente por ver o meu irmão Jorge a desfilar no estádio Olímpico. Um motivo de orgulho para toda a família Lima”. Comentou Gustavo Lima.

Dia 10 será dia de descanso para Gustavo Lima.
 
GUSTAVO LIMA EM APRESENTAÇÃO DA EQUIPA OLÍMPICA E PARALIMPICA DE VELA 28-07-2008
A Federação Portuguesa de Vela apresentou 3ªfeira, dia 22 de Julho, a equipa olímpica que estará presente nos Jogos de Pequim.

Gustavo Lima, um dos favoritos a um bom resultado, esteve presente, juntamente com as outras cinco tripulações, que representarão Portugal, na mítica modalidade.

As competições de vela decorrerão em Qingdao, a 700 kms de Pequim, onde se perspectivam ventos fracos.
 
GUSTAVO LIMA DE PARTIDA PARA QINGDA 28-07-2008
Gustavo Lima parte dia 29 de Julho, às 14h00 para Qingdao.

O velejador de Cascais terá pela frente 22 horas de viagem até chegar à base olímpica da vela.

Antes de começar as competições, Gustavo Lima ainda terá mais alguns dias de treino e de adaptação.
 
GUSTAVO LIMA EM TREINOS NA BÉLGICA ATRÁS DA MEDALHA EUROPEIA 04-07-2008
Gustavo Lima inicia no próximo sábado, dia 12 de Julho, a sua participação no Campeonato da Europa de Laser, que decorrerá até dia 19, em Nieuwpoort, Bélgica.

Depois da medalha de prata alcançada na Semana Olímpica de Kiel, Alemanha (25 a 28 Junho), Gustavo Lima encontra-se, neste momento, na Bélgica, em preparação para o último grande teste antes dos Jogos Olímpicos.

Em declarações exclusivas da Bélgica, Gustavo Lima afirma que “o 2º lugar em Kiel, foi um resultado muito importante, porque estou a 30 dias dos Jogos Olímpicos e a estratégia planeada, começa a dar resultados de topo, o que me deixa confiante, apesar de estar fisicamente condicionado, devido à perda de peso.”

O Europeu será um teste fundamental e uma importante etapa para o velejador olímpico, chegar a Qingdao, na máxima força física e psicológica.

O velejador de Cascais afirma ainda que “o objectivo para o Campeonato da Europa é a luta por uma medalha. Tenho boas chances de fazer mais um grande resultado, apesar de estar com 77kg".

Com mais três dias de treinos, Gustavo Lima apenas salienta a “aparatosa queda que deu de bicicleta, 2ªfeira, dia 7 de Julho, mas que apenas resultou em leves escoriações”.
 
GUSTAVO LIMA VICE-CAMPEÃO EM KIEL 26-06-2008
Gustavo Lima conseguiu terminar a Semana Olímpica de Kiel, em 2º lugar, alcançando a medalha de prata.
O vencedor foi o Campeão do Mundo, o australiano, Tom Slingsby. O pódio ficou completo com o canadiano, Michael Leigh.

Apesar do vento ter soprado médio/forte, ao longo da competição, Gustavo Lima, não sentiu as dificuldades esperadas, pela perca de peso.

O velejador de Cascais fez uma prova bastante regular, que serviu de excelente teste para o Europeu de Laser, que decorre de 12 a 19 de Julho, na Bélgica.
 
GUSTAVO LIMA ESTEVE NO ROCK IN RIO 01-06-2008
Gustavo Lima foi um dos convidados para estar presente no Palco do Rock in Rio com o grupo de Musica Portuguesa “Xutos e Pontapés”.

Será uma homenagem simbólica da organização do evento aos atletas que irão participar nos Jogos Olímpicos de Pequim 2008.

Gustavo Lima, Jorge Lima seu irmão, Francisco Andrade, Álvaro Marinho, Nelson Évora e Simão Morgado foram alguns dos atletas presentes no Palco.
 
GUSTAVO LIMA COM ATLETAS OLÍMIPICOS EM CAMPANHA PUBLICITÁRIA 20-05-2008
Gustavo Lima foi convidado para fazer parte de uma campanha de publicidade da marca “Top Atlântico” uma agencia de viagens, juntamente com outros 4 atletas.

Nelson Évora, Simão Morgado, Tiago Venâncio e Francis Obikwelu.